Principal | O Nutricionista | Consultório | Serviços | Parceiros | Contato

3 de janeiro de 2012

Alimentos Orgânicos



Nos últimos tempos, foi dada uma grande importância para a produção de alimentos orgânicos, que está diretamente relacionada com a promoção da saúde humana. A produção de alimentos com baixa toxicidade e com melhor valor nutricional são as principais características dos alimentos orgânicos.
Além desses benefícios, esta forma de produção de alimentos proporciona efeitos benéficos em todo o agroecossistema, pois está concentrada na qualidade da água e do solo, na saúde da planta, no controle biológico das pragas, na diversificação das culturas produzidas nas propriedades, na produção animal integrada ao sistema e na produção de frutos melhores ao invés de somente maiores.
A toxicidade que os alimentos podem produzir é um assunto complexo, já que o ser humano está sujeito à ação de diferentes aditivos, agrotóxicos e drogas veterinárias, muito comuns nos alimentos que fazem parte da nossa dieta. Algumas dessas substâncias podem causar pequeno efeito à curto prazo e quando consumidas isoladamente.
O principal problema é que não há uma forma segura que garanta o consumo de alimentos produzidos à partir do padrão técnico moderno de produção. Esses alimentos quando consumidos à longo prazo e combinados com outros alimentos que também contenham aditivos e agrotóxicos podem causar várias complicações ao organismo.
A sensibilidade de cada pessoa influencia na manifestação ou não de determinadas substâncias. Essas substâncias químicas são metabolizadas no nosso organismo mediante um conjunto de transformações bioquímicas gerando metabólitos que causam menor ou maior toxicidade, produzindo vários níveis de disfunções.
As consequências à longo prazo da ingestão de produtos com aditivos e agrotóxicos podem causar repercussões teratogênicas (anomalias na formação e desenvolvimento do útero causando mal formações do feto), neurológicas, gástricas, ósseas e alergias. Algumas substâncias possuem um efeito acumulativo, onde são armazenadas na gordura corporal por um longo período de tempo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, os agrotóxicos causam à cada ano 700 mil dermatoses (problemas de pele), 37 mil casos de câncer e 25 mil casos de sequelas neurológicas. Entre os 600 produtos químicos considerados agrotóxicos, 200 deles deixam resíduos nos alimentos.
  Devido à todos esses problemas relacionados com a forma de produção dos alimentos consumidos no nosso dia-a-dia, deve-se dar sempre preferência à alimentos orgânicos, os quais são produzidos na nossa região. Também é importante salientar que quando não há a disponibilidade da oferta desses alimentos, pode-se cultivar nas próprias hortas nos quintais de casa, assegurando uma melhor qualidade daquilo que está sendo ingerido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário