Principal | O Nutricionista | Consultório | Serviços | Parceiros | Contato

13 de janeiro de 2012

Rotulagem de alimentos utilizada na Europa


As informações técnicas que estão presentes nos rótulos dos alimentos ainda são muito técnicas e pouco claras. Em virtude disso, no Reino Unido foi criado pela Food Standards Agency (FSA) o Traffic Light Labelling, que nada mais é do que uma maneira simples de orientar o consumidor na escolha dos alimentos que compõem a sua dieta.

Mas como funciona esse tipo de rotulagem?









Como estamos vendo na figura acima, esse tipo de rotulagem baseia-se nas cores do semáforo, onde cada nutriente como gordura, gordura saturada, gordura trans, sal e açúcar são analisados separadamente. Assim, o sinal vermelho indica que o nutriente está presente em excesso, o sinal amarelo indica média quantidade e o sinal verde indica pouca quantidade do nutriente. 
Como esses nutrientes analisados quando consumidos em excesso fazem mal à saúde, quanto menor a quantidade desses nutrientes no produto melhor. Já quando o nutriente analisado for fibra alimentar, o vermelho indica pouca concentração e o verde indica quantidade adequada. De uma maneira geral, quanto mais sinais verdes, mais adequado pode ser o produto à sua dieta.
Esse método utilizado é bastante interessante, pois acaba sensibilizando os consumidores quanto à desvantagem do consumo de alimentos industrializados de baixa qualidade nutricional, e ao mesmo tempo estimula as indústrias a melhorarem a composição nutricional de seus produtos, com o intuito de receberem mais sinais verdes do que amarelos e vermelhos, propiciando a escolha de alimentos mais saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário