Principal | O Nutricionista | Consultório | Serviços | Parceiros | Contato

3 de janeiro de 2012

A Nutrição na prevenção e tratamento da Osteoporose



A Osteoporose constitui um dos principais problemas de saúde pública, já que estudos epidemiológicos demonstram que essa doença atinge principalmente o sexo feminino, sendo que 70% das mulheres brasileiras acima de 90 anos têm Osteoporose e 30% das mulheres na pós-menopausa também são acometidas com a doença, podendo também ser diagnosticada em mulheres com idade menor que 30 anos, por motivo decorrente de exercícios físicos excessivos ou anorexia.
A Osteoporose é caracterizada por um distúrbio no qual ocorre a redução da resistência óssea, isso porque o organismo através de uma regulação hormonal extrai o mineral dos ossos para manter os níveis sanguíneos dentro dos valores normais.
O tratamento tem como objetivo reduzir o risco de fraturas, diminuir a perda óssea, restaurar o turnover ósseo (ganho x perda da densidade óssea) a níveis de pré-menopausa e aumentar ou preservar a força óssea.
A prevenção da Osteoporose ainda é o melhor remédio, pois deve abranger todas as fases da vida, sendo que até 30 anos deve-se otimizar um ganho de massa óssea e após essa idade deve-se prolongar o período de estabilidade de massa óssea. Já nos idosos deve-se minimizar a perda óssea que ocorre com a senilidade (demência).
Existem fatores de risco modificáveis, como evitar o consumo excessivo de álcool e cafeína, não fumar, estimular o exercício físico, ter uma dieta adequada e evitar certos tipos de medicamentos que podem influenciar na absorção de Cálcio.
Em relação à alimentação, é necessário seguir uma recomendação de ingestão de Cálcio para cada idade. A recomendação será alcançada através do consumo de alimentos fontes de Cálcio (leite e derivados, sardinha, couve-manteiga, agrião, brócolis, gergelim, aveia, avelã). Poderão ser utilizados alimentos enriquecidos, como também a suplementação (Carbonato ou Fosfato de Cálcio) no caso de intolerância dos alimentos fontes. O tratamento farmacológico da Osteoporose é fundamental para manter bons níveis de Cálcio.
Além do Cálcio, é necessário manter níveis adequados de Fósforo, pois é um importante elemento do componente mineral do tecido ósseo. Associado à esses minerais está a vitamina D, que pode ser sintetizada na pele com influência da luz solar ou obtida através da alimentação. A vitamina D estimula a absorção intestinal de Cálcio e Fósforo.
Outras vitaminas e minerais estão envolvidas na síntese de várias proteínas da matriz óssea, como por exemplo, as vitaminas C e K e os minerais Zinco, Manganês e Cobre, sendo que seus valores são facilmente alcançados com uma alimentação rica e variada.
Portanto, previna-se, tenha uma alimentação saudável e adequada em nutrientes, faça exames regularmente, cuide de sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário