Principal | O Nutricionista | Consultório | Serviços | Parceiros | Contato

19 de dezembro de 2011

Ceia de Natal


Está chegando um momento de celebração muito importante que faz parte da tradição do povo cristão: o Natal. O aspecto cultural está intimamente ligado com a alimentação, em especial a Ceia de Natal, comemorada na véspera do dia 25 de dezembro, simbolizando o nascimento de Cristo.
Esta tradição de oferecer uma mesa farta no Natal foi trazida da Europa, sendo comemorado em outubro, simbolizando a fartura antes do período de escassez no inverno. Era comum há tempos atrás utilizar alimentos desidratados e fermentados, como frutas, vinhos, champagne, sendo comum até nos dias de hoje. Com a influência da igreja católica, o Natal passou a ser comemorado em dezembro.
Na mesa farta brasileira podemos encontrar várias preparações e bebidas, que foram passadas de geração em geração por diferentes povos. Nessa mesa encontramos frutas secas como uvas, ameixas e damascos, como também avelãs, amêndoas e castanhas. O panetone também está presente na mesa do brasileiro, como o peru, substituído muitas vezes por pernil de porco ou tender ou chester. A rabanada (doce feito de pão dormido) e o bolinho de bacalhau foram introduzidos pela colonização portuguesa. Entre as principais bebidas estão o champagne e os vinhos.
Em alguns países encontramos algumas peculiaridades da ceia natalina, como por exemplo, os russos evitam a carne e os jamaicanos utilizam muitas ervilhas em suas receitas. Na Alemanha existe o hábito de comer carne de porco e utilizar temperos fortes nos pratos tradicionais servidos na ceia.
Embora haja algumas diferenças entre os mais variados povos, o mais importante é que cada um aproveite esse momento da sua maneira, saboreando a sua ceia de Natal, sendo ela simples ou mais incrementada, é claro, sem cometer excessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário