Principal | O Nutricionista | Consultório | Serviços | Parceiros | Contato

19 de dezembro de 2011

Peru - o símbolo do Natal


Ao longo de sua história, o peru foi uma ave que vivia em estado selvagem nos bosques do Canadá. Inicialmente ela foi domesticada pelo povo asteca, onde o clima favorável do México contribuiu para a prosperidade de sua criação. Os astecas preparavam o peru acompanhado de cebola, alho poró e molho à base de pimenta vermelha.
A partir do momento que houve o contato entre os astecas e espanhóis, estes tiverem conhecimento do consumo da ave, onde levaram alguns exemplares para a Europa. Ao longo do século XVI a Europa descobriu essa ave, um pouco estranha, denominada na época de “galinha da índia”, já que naquele tempo as pessoas confundiam a América com as Índias Ocidentais.
Para muitas pessoas, o peru foi um dos mais belos presentes que o mundo novo ofereceu ao velho continente. A introdução do peru na América e Europa como prato principal na comemoração do nascimento de Cristo, transformou o ritual do jantar de Natal em ceia. A abundância caracteriza a essência da ceia de Natal, pois acaba evidenciando o símbolo de sucesso da vida cotidiana ao longo do ano.
No Brasil, como acompanhamentos do peru assado encontramos diversos pratos como saladas, salpicão, farofa, rabanada, pernil de porco, frutas, panetone, castanhas, nozes e bolos.
Como sugestão de cardápio de Natal segue a seguir:
Peru ou chester com molho de laranja e batatas douradas, farofa de cenoura, arroz com brócolis, salpicão de legumes, salada de folhas verdes com tomate cereja e manga em fatias, de sobremesa salada de frutas e como bebida o vinho tinto seco. Ainda podem acompanhar a ceia as frutas in natura, panetone e castanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário