Principal | O Nutricionista | Consultório | Serviços | Parceiros | Contato

10 de novembro de 2011

A Nutrição no envelhecimento

O envelhecimento é um processo normal que começa na concepção e termina na morte. O processo de envelhecimento pode ser influenciado por vários fatores como a genética, a enfermidade, os fatores sócio-econômicos e o estilo de vida.
Os fatores do estilo de vida que parecem influenciar no envelhecer saudável são a adequação e regularidade do sono, a regularidade do consumo de refeições balanceadas, a prática de atividade física, o controle do peso corporal e a inexistência de vícios como o hábito de fumar e o consumo prolongado de álcool.
Ao longo do processo de envelhecimento podem ocorrer diversas alterações fisiológicas como a diminuição da massa muscular, que contribui para a redução da força muscular, alterações no modo de andar e equilíbrio. Entre outras alterações estão as perdas sensoriais (redução das sensações de paladar, odor, visão, audição e tato), a saúde oral, a imunidade e alterações nas funções gastrointestinal, cardiovascular, renal e neurológica.
Com base em todas as mudanças que ocorrem nessa etapa da vida, é importante que o cuidado nutricional seja priorizado, pois as necessidades de energia geralmente diminuem com a idade, devido à alterações na composição corporal e redução da atividade física. Em contrapartida, a maioria das necessidades de proteínas, vitaminas e minerais permanece a mesma ou aumenta.
A dieta de uma pessoa idosa deve oferecer fibras, cálcio, ferro, proteína e vitaminas A, B9, B12 e C em quantidades suficientes principalmente, além de todos os demais nutrientes, sem oferecer calorias excessivas, sendo de extrema importância variar a dieta e consumir alimentos menos calóricos.
O consumo insuficiente de nutrientes pode desencadear a desnutrição, que compromete o sistema imune, podendo contribuir para o desenvolvimento de infecções, úlcera de pressão, cicatrização demorada de feridas, incapacidade, dentre outros problemas.
Outro fator importante nesta fase da vida é a hidratação, principalmente para aquelas pessoas que se exercitam regularmente, consomem grandes quantidades de proteínas e usam laxantes ou diuréticos, que têm a sua necessidade aumentada.
Portanto, seja qual for a fase da vida, ter uma dieta balanceada, possuir uma hidratação adequada e exercitar-se são essenciais para ter um estilo de vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário