Principal | O Nutricionista | Consultório | Serviços | Parceiros | Contato

21 de novembro de 2011

Amaranto


O amaranto é considerado um falso cereal, originário da América do Sul e Central, fazendo parte na antiguidade de rituais sagrados dos povos incas, maias e astecas.
Atualmente no Brasil, o amaranto é praticamente desconhecido, mas algumas espécies são popularmente conhecidas como caruru ou bredo.
A planta é utilizada de forma integral, onde as folhas, flores e caules são consumidos como verduras e os grãos são consumidos in natura ou utilizados em várias preparações como pães, tortilhas, bolos, pastas e mingaus. Outras formas de consumo dos grãos são juntamente com iogurte e cereais ou em vitaminas de frutas.
Em relação à qualidade nutricional, o amaranto possui alto teor de proteínas de boa qualidade. Devido ao amaranto possuir aminoácidos (derivados de proteínas) em quantidades elevadas que são comuns em cereais e leguminosas, pode-se dizer que o amaranto é uma combinação natural de cereais e leguminosas, sendo comparado com a mistura de arroz com feijão.
A planta possui na sua composição alto teor de fibras, como também é fonte de vários minerais como fósforo, potássio, magnésio, cálcio, ferro, zinco, manganês e selênio. Na planta podem ser encontradas vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e vitamina E. O amaranto pode satisfazer a necessidade da maioria das vitaminas e minerais.
Outra vantagem do amaranto é de não possuir glúten na sua composição e possuir função protetora do intestino, sendo uma ótima opção de consumo pelos celíacos, já que os portadores dessa doença possuem poucas opções nutritivas de consumo de alimentos. Isso faz com que a planta seja utilizada na elaboração de produtos farináceos sem glúten, como também na fortificação de farinhas de trigo e milho.
 A fácil adaptação do amaranto aos solos e climas brasileiros, faz com que o amaranteiro seja uma ótima opção de cultivo para a escala comercial devido ao seu potencial de utilização.

O amaranto é uma ótima opção de consumo, podendo oferecer uma boa quantidade de energia, corrigir deficiências nutricionais e melhorar a qualidade da dieta das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário