Principal | O Nutricionista | Consultório | Serviços | Parceiros | Contato

11 de novembro de 2011

Regulação do peso corporal

 
Desempenham papel importante na regulação da ingestão e do peso, as reservas de gordura corporal, a massa muscular, os hormônios e outras substâncias. Os controles de regulação à curto prazo envolvem fatores que controlam a fome, o apetite e a saciedade. Quando se fala nesses fatores podemos destacar que há gatilhos físicos para a fome e a saciedade, sendo que é muito mais fácil anularmos os sinais da saciedade (ingerimos muita comida mesmo depois de saciados), do que ignorar os sintomas da fome.Já a regulação à longo prazo é controlada pela disponibilidade de reservas de gordura, sendo importante ressaltar que a quantidade de calorias totais da dieta influencia muito na regulação do peso corporal.
Dentre os fatores que regulam a ingestão energética (total de calorias consumida) e o peso corporal está o efeito térmico dos alimentos, que está relacionado com o valor energético dos alimentos. Para exemplificar, podemos citar trabalhadores que consomem lanches durante suas jornadas de trabalho noturno. Neste horário de trabalho pode-se ter uma eficiência metabólica diferente do que ao longo do dia, pois acredita-se que a termogênese (produção de calor corporal) diminui à medida que anoitece.
Outro fator que influencia na regulação do peso corporal é a taxa metabólica de repouso, que corresponde ao nosso gasto de energia durante o repouso, que pode variar com a idade ou na restrição de ingestão de energia.
É considerado um fator ambiental importante no controle de peso, a energia gasta na atividade física, que pode corresponder em situações normais de 15 à 30 % do gasto total de energia.
O nosso sistema nervoso também influencia no nosso comportamento alimentar, pois acredita-se  que algumas substâncias neurotransmissoras (serotonina, neuropeptídeo Y e endorfinas) podem estar diretamente relacionadas ao aumento de apetite e consumo de doces e alimentos com alto teor de gorduras. Até no nosso intestino, onde ocorre a maior parte da absorção de alimentos, existem substâncias que podem influenciar na saciedade.
Um fator muito importante no controle de peso são os hormônios, como por exemplo, a insulina que atua no controle da saciedade. Entre outros hormônios que também possuem relação direta com o metabolismo energético estão a leptina e grelina. Dentre os hormônios mais conhecidos estão o T3 e T4 (hormônios da tireóide), que podem interferir diretamente no ganho ou redução de peso corporal.
Como vimos, a regulação do peso corporal envolve fatores complexos, mas que podemos atuar naqueles fatores modificáveis, que são a mudança do estilo de vida, constituída por uma alimentação saudável, balanceada e adequada às nossas necessidades energéticas, como também a atividade física regular, que auxilia no controle do peso e traz outros benefícios. O peso corporal, como também a composição corporal devem ser controlados ao longo da vida para que possamos ter uma maior longevidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário