Principal | O Nutricionista | Consultório | Serviços | Parceiros | Contato

11 de novembro de 2011

Yacon

O Yacon é uma planta conhecida há séculos, com registros observados desde o ano de 1653. Em alguns países da América do Sul o Yacon é conhecido por outros nomes como Arboloco (Colômbia), Aricoma (Peru e Bolívia), Jíquima e Jiquimilla (Venezuela e Colômbia), Llacon, Llacjon e Llag’on (Peru, Bolívia e Argentina). Já nos Estados Unidos é conhecido como Yacon Strawberry, na França como Poire de Terre, Leafcup na Inglaterra e Polimnia na Itália.
No Brasil, o Yacon foi introduzido no ano de 1991 em terras paulistas e posteriormente em algumas regiões de Santa Catarina, sendo cultivado até os dias atuais, porém sua utilização é pouco difundida.
O Yacon é um tubérculo de origem andina, conhecido popularmente no Brasil como “batata do diabético”. A raiz da planta geralmente é consumida in natura, e devido ao seu sabor adocicado, alguns países como Peru, Bolívia e Colômbia comercializam a planta juntamente com as frutas. Há ainda outras formas de preparação como o chá das folhas da planta, a desidratação e recentemente também é utilizada na indústria alimentícia, como ingrediente na preparação de pães e bolos.
Ao contrário da maioria dos tubérculos e raízes, que contêm os seus carboidratos na forma de amido, o Yacon é composto basicamente de substâncias chamadas de frutooligossacarídeos (FOS). Os FOS passam pelo estômago e intestino sem serem absorvidos, proporcionando efeitos benéficos na função intestinal como também acabam não elevando a glicemia (taxa de açúcar no sangue). Devido à esses efeitos benéficos, seu consumo foi bastante difundido entre os diabéticos, que necessitam de controle regular da glicemia.
Vários estudos demonstram que o Yacon possui efeito hipoglicemiante, ou seja, tem a capacidade de reduzir a taxa de açúcar no sangue, porém o mecanismo de ação da planta ainda não está esclarecido. O Yacon é uma ótima opção de consumo, salientando que sempre deve estar associado à hábitos alimentares saudáveis, como também à atividade física regular, para que tenha o efeito desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário